sábado, 28 de abril de 2012

A Mão Esquerda de Deus


A morte em forma de guri.

"Seu nome é Cale. Disseram a ele que poderia destruir o mundo. Talvez ele destrua..."

Quando eu ouvi falar desse livro há alguns anos atrás, eu fiquei maluco com a premissa e quis ler de toda forma, mas não encontrava em nenhuma livraria. Pois bem, minha irmã o comprou (sem nenhuma influencia minha, é lógico) na ultima Bienal que rolou aqui no RJ, mas só agora eu consegui lê-lo. Repleto de referencias a história cristã (isso pra não dizer que os Redentores são católicos agressivos), o livro de Paul Horffman me animou a finaliza-lo em seis dias.
Thomas Cale é um dos acólitos do Santuário dos Redentores, uma espécie de seminário para onde foi levado ainda criança. Em sua estadia por lá, fora sujeito a treinamento intenso e a terríveis punições físicas durante dez anos, até que ao salvar uma jovem (coisa que nunca tinha visto até então) se vê obrigado a fugir e assim começar sua longa jornada.
A história é muito boa e, embora tenha um inicio arrastado, tem um potencial incrível, prendendo pela curiosidade e sempre reservando alguma surpresa, mesmo empolgando em poucos momentos. 
Senti falta do desenvolvimento de alguns personagens do núcleo principal, que se tornaram meros side-kicks cuja presença deixa de ser relevante a partir da metade do livro. IdrisPukke, Henri, Kleist e Riba (que acabou sendo a catalizadora de toda jornada iniciada pelos acólitos) simplesmente tiveram sua importância reduzida a alguns poucos diálogos e uma cena ou outra de ação como coadjuvantes. 
Já o casal principal e o Redentor Bosco são personagens sensacionais, bem como Vipond e tem suas motivações e conflitos muito bem explorados, tornando-os marcantes. Também gostei muito da exploração dos cenários e, principalmente, das descrições de combate. PUTAQUEPARIU!!! O combate entre Solomon Solomon e Cale é simplesmente sensacional e foi a cena que realmente me marcou do livro.
Como é uma trilogia, comprarei os outros dois livros pra saber como será o final dessa aventura, visto que alguns itens que eu achei que fossem de grande importância foram deixados de lado logo no inicio e tenho esperança de que sejam explicados no decorrer da série.


Conceito geral: 3.5/5

4 comentários:

  1. Não gostei muito >.<
    É um bom livro, mas não fez muito meu tipo x.x

    ResponderExcluir
  2. Eu achei interessante mas em nenhum momento me deixou maluco. Senti falta de muita coisa. Vou ler os outros mais pra saber como acaba.

    ResponderExcluir
  3. O segundo livro conseguiu matar a série. Os erros do primeiro livro e as faltas no sentido da estória só aumentaram!

    ResponderExcluir